Dr. Kanaan – Medicina Laboratorial e Anatomia Patológica

SEXAGEM FETAL

Descubra o sexo do seu bebê a partir da 8a ou 9a
semana de gestação.

O QUE É A SEXAGEM FETAL?

A Sexagem Fetal é um exame laboratorial que permite descobrir o sexo do bebê antes do período de realização da ultrassonografia. É realizado a partir de uma simples coleta de sangue da mãe.

QUANDO PODE SER REALIZADO?

O exame deverá ser realizado a partir da 8a ou 9a semana de gestação.

E EM CASOS DE GÊMEOS?

Em casos de gêmeos univitelinos, ou seja, gêmeos idênticos, o resultado do exame será válido para ambos os fetos. Já em casos de gêmeos bivitelinos, ou seja, provenientes de duas placentas, a presença do cromossomo Y (positivo
para masculino) indica que ao menos um dos gêmeos é do sexo masculino. Entretanto, a ausência do cromossomo Y revela que ambos os fetos são do sexo feminino.

QUANTO CUSTA O EXAME?

O preço cobrado ao paciente poderá variar conforme a unidade escolhida. Estima-se em média o valor de R$199,00 a R$399,00.

EM QUANTO TEMPO SAI O RESULTADO?

O prazo para liberação do resultado varia de 3 a 7 dias úteis, o que também dependerá da unidade escolhida para a realização do exame.

QUAL ÍNDICE DE ACERTO?

O exame possui alta precisão a partir da 8a semana de gestação, com taxas de acerto entre 96% – 99% (Levi et al, 2003). Desta forma, quanto maior o período gestacional, maior a probabilidade de acerto do exame.

É NECESSÁRIO JEJUM?

Não é necessário jejum e nenhum tipo de preparo especial anterior ao exame.

QUAL A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA?

É necessário comparecer ao laboratório com um documento de identificação com foto. Além disso, é obrigatório o preenchimento do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido contendo informações importantes sobre o exame, o qual deverá ser lido, preenchido e assinado pela gestante.